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A Euforia das Pontocom passou, e agora?

11/01/2009

A Euforia das pontocom passou, e agora?

Os últimos 4 anos em termos empresariais, foram marcadamente influenciados pelo surgimento das empresas da Internet, as chamadas pontocom, que rapidamente saíram de um estágio embrionário e passaram às manchetes, primeiro como potenciais “donas do mundo”, cujo potencial chegou a ser tão elevado, que viabilizou-se a abertura de capital até de empresas que não tinham sequer operações. No último ano essas empresas ocuparam as manchetes mais pelas suas fraquezas do que pelas suas virtudes, após o tombo das ações das empresas de tecnologia na Nasdaq em 2000, sem resultados, muitas estão desaparecendo à medida em que este mercado se consolida e que se adquire a consciência de que não bastam criatividade e boas idéias para se alcançar o sucesso empresarial.

Muitos investidores em empresas da Internet , aparentemente ignoraram a carência de planejamento, gestão, administração e experiência nas empresas em que investiam e menosprezaram todas as cautelas básicas para assegurar a obtenção de resultados. Estavam fascinados pela exagerada expectativa de retorno de empresas que ainda não tinham se provado capazes de sobreviver no competitivo ambiente empresarial.

Sendo a Internet uma novidade é natural que houvesse grande expectativa em relação ao potencial desse novo mercado, e à sua capacidade de revolucionar os negócios. O tema fartamente divulgado na mídia levou muitos empresários e investidores a superestimar os resultados dessas empresas e ao mesmo tempo menosprezar os riscos e os custos de conquistar e manter posições nesse mercado.

Em “A Short History of Financial Euphoria”, John K. Galbraith analisou os principais episódios especulativos dos últimos três séculos, desde o clássico caso das tulipas no século 17, até recentemente e demonstrou de maneira conclusiva que dinheiro e inteligência não estão necessariamente ligados. A especulação com as empresas da Internet é apenas mais um exemplo desse comportamento irracional.

A “euforia das pontocom” está passando e estamos entrando na ressaca em 2001, com o mercado se consolidando e se definindo novamente , passando pelo processo salutar de amadurecimento e depuração, em que o consumidor é em última análise quem vai eleger os sobreviventes.

Evidentemente o amadurecimento das empresas da Internet, com equilíbrio e bom senso, levará à prática dos fundamentos da administração moderna, e ao desenvolvimento e aplicação de tecnologia de gestão próprias para o tipo de empresa e ramo de atividade.

A questão é: como amadurecer mais rapidamente? Como crescer equilibrando inovação, criatividade e ousadia, com experiência, equilíbrio e gestão pragmática de recursos.

É importante notar que criar uma nova empresa é um enorme desafio, faze-la crescer em ambiente competitivo de maneira estruturada e segura é outro desafio crítico , e quase todas as empresas da Internet terão que fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

Se a empresa ainda vai ser criada, é fundamental um bom planejamento e um estudo de viabilidade, já que os recursos hoje disponíveis estão escassos e o mito de que uma boa audiência no site irá viabiliza-lo graças à venda de publicidade não se provou. Muitas empresas teriam tido melhor sorte ou nem teriam sido criadas se antes tivesse sido feito um estudo adequado por um executivo experiente ou por um especialista contratado.

Se a empresa já existe, o estudo necessário é mais complexo e deve levar em conta as vantagens competitivas e as limitações da empresa, bem como sua experiência com seus clientes e usuários. Uma vez identificadas as ameaças e oportunidades o planejamento irá indicar as necessárias mudanças e adaptações que serão implementadas através de um plano de ação.

Em ambos os casos nota-se que independentemente do planejamento poder ser terceirizado , a gestão das pontocom será semelhante à gestão das empresas da chamada “Velha Economia”. Seus desafios serão basicamente os mesmos e sejam quais forem os planos ou as metas, será necessária uma boa dose de experiência e serenidade para sua implementação com sucesso. A consciência de que este mercado é novo, e está em fase de consolidação e mudanças, acentua a necessidade de contar com alguns colaboradores mais experientes e mais familiarizados às transformações no cenário competitivo.

Atualmente o mercado de executivos disponibiliza muitos profissionais com esse perfil com idade acima de 50 anos e que podem contribuir muito para o desenvolvimento dessas empresas, do ponto de vista organizacional, administrativo e gerencial.

A oportunidade reside em identificar executivos experientes, que venham agregar valor ao negócio, contribuindo no planejamento, na implantação e na condução da empresa, trazendo uma visão diferente porém complementar à cultura organizacional. Ter a colaboração da experiência será fundamental para assumir os riscos de estar num mercado novo, que cresce rápido e se consolida ao mesmo tempo.

O bom senso recomenda que a empresa constitua seus quadros combinando pessoas mais arrojadas, inovadoras e criativas, nas áreas de desenvolvimento e tecnologia, com pessoas mais disciplinadas, organizadas e experientes na administração e gestão da empresa.

O trabalho de planejamento deve servir como elemento de integração entre os colaboradores da empresa e proporciona uma excelente oportunidade para a troca de experiências entre os membros da equipe, desenvolvendo dessa forma uma cultura própria adequada às características do negócio.

A conquista de um espaço no cenário competitivo, demandará, muito esforço pois as empresas da Internet terão que operar com elevada eficiência operacional e oferecer qualidade nos produtos e serviços prestados.
Ser produtivo com qualidade é uma questão básica para a competitividade empresarial, tanto na “Velha Economia” como na “Nova Economia” e nesse momento, tornar-se competitivo mais rápido do que a concorrência é um importante diferencial, e é uma necessidade de sobrevivência.

Ao mesmo tempo em que verificamos a necessidade de uma rápida adaptação ao novo cenário competitivo, constatamos que existe uma alternativa disponível e viável para acelerar a velocidade de maturação das pontocom e torná-las competitivas, que é justamente aumentar a massa crítica de experiência de seus quadros.
Como experiência só se adquire com o tempo, fica claro que incorporar executivos experientes da “Velha Economia” representa um atalho interessante para ampliar o grau de experiência da organização, ganhar tempo, e se manter à frente da concorrência.

Ricardo Pieroni Jacob - Janeiro 2001
Coordenador de Marketing Institucional do PROVAR - USP